Lisboa-Cascais: rota de charme

Os comboios (trens) que partem do Cais do Sodré fazem a rota das praias mais famosas do eixo Lisboa-Cascais, cujo trajeto dura em média 40 minutos, com parada em todas as estações da famosa Costa do Sol. Mas há opções mais rápidas se o destino for Cascais, que seguem praticamente direto, parando em algumas poucas estações. Além disso, os trens que seguem direto para Oeiras e Cascais andam em velocidade mais rápida que aqueles que param em todas. Muitas dessas praias ao longo da costa lisboeta são pequenas. Mas cada uma tem seu charme. Entre as mais populares estão as de Estoril, Carcavelos, além, claro, de Cascais. E há diversas opções no caminho como Paço de Arcos, Santo Amaro de Oeiras e Parede para citar algumas. Aquelas cujo acesso está mais próximo das estações do trem são, claro, as mais disputadas (Santo Amaro de Oeiras e as de Estoril). Outras, cujo acesso é de carro, oferecem estacionamento - igualmente concorrido. Na maioria há infraestrutura, com aluguel de guarda-sol (ou melhor, chapéu de sol), cadeiras e banheiro (casa de banho) para quem quer dar um mergulho. Outras são rodeadas de bares e restaurantes quase "pé na areia", que funcionam geralmente até 21h, dependendo da praia. Há alguns com balada nos fins de semana. É o caso do Tamariz, em Estoril. Durante o verão, além de restaurante/bar na praia de mesmo nome, o espaço se transforma em uma badalada discoteca - sim, o termo usado aqui é este - embalada com boa música a partir da meia-noite.
Praia Azarujinha, em Estoril
Por serem as praias mais próximas da capital portuguesa, e de mais fácil acesso, são também as mais cheias durante os dias quentes do verão, especialmente nos fins de semana. Geralmente o mar é calminho e a água beeem fria. Mas como o sol é quente, o mergulho fica prazeroso - para quem gosta de água em qualquer temperatura, claro. Para quem visita Lisboa o passeio deve ser "obrigatório" - tanto pela beleza quanto pela badalação que há no local.
De carro o passeio por esta orla é ainda mais belo, porque é possível ser feito margeando o mar. O comboio algumas vezes passa por dentro das cidades. Mas dá também para apreciar a bela paisagem em muitos trechos. Outra dica, para quem está de carro é visitar - e até pegar uma praia -  no Guincho, em Cascais, uma das mais paradisíacas desta área. Por estar afastada do centro da vila, o acesso mais restrito, podendo ser feito de carro, bike ou mota (como dizem moto por aqui).
Praia de Carcavelos
Praia de Santo Amaro de Oeiras

Cascais
Praia Grande do Guincho: fortes ondulações
Bolas de berlim: um clássico das praias 
Um hábito curioso do português na praia é comer as tais bolas de berlim, o doce que chamamos de sonho no Brasil. Aqui é uma espécie de biscoito Globo das praias cariocas: "tem que comer!" Em Portugal o nome desse bolinho frito envolto em açúcar, recheado ou não de creme, vem do alemão berliner.
Bolas de Berlim: cobertas de açúcar e recheadas de creme

Confira a tabela com os horários dos comboios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há caracóis - e são perfeitos com uma Imperial

Caminhada à beira mar e almoço com vista em cenário paradisíaco

Vista Alegre: dois séculos de requinte à mesa