Belcanto: um restaurante estrelado no Chiado

A rica culinária portuguesa também tem seu restaurante estrela Michelin, uma das classificações mais importantes do universo da gastronomia. Trata-se do Belcanto, com 2 estrelas (a classificação máxima é 3) e comando do famoso chef português José Avillez. Para quem quer viver essa experiência gastronômica única enquanto estiver na cidade, recomendo que faça a reserva pelo telefone (+351 - 213420607) pelo menos dois meses antes. Caso contrário, corre risco de não conseguir uma das dez mesas deste elegante e discreto restaurante fincado bem no coração do Chiado, junto ao Teatro Nacional São Carlos e a casa onde nasceu Fernando Pessoa - só a localização já vale o passeio. Outra informação importante é que ele só funciona de terça a sábado. Mas se a lista é concorrida, o preço seleciona. Para viver uma experiência gastronômica completa no Belcanto, que revisita a cozinha portuguesa com requinte e muita inovação, há dois tipos de menu degustação: o Evolução e o Lisboa. E um terceiro, cuja experiência é ainda mais especial, principalmente para os amantes da boa culinária. Chama-se Mesa do Chef. Além de ser uma mesa bem montada e literalmente na cozinha do restaurante, o menu é surpresa a cada dia. O preço dessa experiência é de 250 euros por pessoa (sem bebida). Com bebida custa 350. Já o Evolução custa 185 e o Lisboa, 165 euros. Ambos valores não incluem bebida. E nem preciso dizer que a carta de vinhos é outra viagem aos melhores rótulos não apenas de Portugal - que traz Pêra-Manca, Mouchão e Barca Velha, para citar alguns - como também de diversos outros países, entre eles os franceses Château Margaux e Petrús. Mas há muitos outros, de preços mais modestos, tanto em garrafa quanto em copo (taça). Na degustação também é possível escolher o menu de vinhos - com nove tipos (120 euros) ou com cinco (100 euros). Da entrada à sobremesa, os menus são compostos por 18 pratos (Evolução) e 12 (Lisboa e Mesa do Chef). E tanto um quanto outro vale cada preciosa garfada!
Fachada do Belcanto, no Largo São Carlos

Onde fica:
Largo de São Carlos, 10 - 1200-410 - Lisboa
Atendimento: de terça a sábado, almoço e jantar

Ambiente sereno e acolhedor com apenas dez mesas
Experiência única de aromas, sabores, texturas e sensações

Fica a dica: se o budget não está para Belcanto, vale conhecer pelo menos um dos outros endereços do chef Avillez. Eles não levam nenhuma estrela Michelin, mas são cool e a culinária é igualmente divinal - como falam por aqui. E os preços, sim, mais modestos. Sugiro o Bairro do Avillez, que também fica no Chiado e oferece dois ambientes que funcionam diariamente - a Mercearia, de comidinhas rápidas e petiscos, e o Páteo, restaurante de peixe e frutos do mar (aqui chamados de mariscos). Há ainda o Beco, um espaço que oferece uma experiência diferente, que inclui jantar e espetáculo. Para este é preciso garantir o bilhete antecipadamente pelo telefone (+351 210939234). O Pisco Bar Lisboa, que traz os drinques do Peru, e o Cantina Peruana com sabores desse país, em alta também por aqui com os ceviches. Os outros restaurantes são o Cantinho do Avillez, que também tem um endereço na cidade do Porto. Há ainda uma outra opção, menos glamourosa, é verdade, mas igualmente saborosa que é o Tasca Chic, o 'box' do Avillez localizado no piso Gourmet Experience do El Corte Inglés, em Lisboa - este espaço é uma espécie de Mercado da Ribeira, ou, para nós brasileiros, uma praça de alimentação descolada. É também uma boa opção para comer bem. Mas é barulhento - como qualquer espaço com esse conceito.
Bairro do Avillez, no Chiado: ambiente agradável 
Gin: o drinque que anda em alta também por aqui 

Bairro do Avillez - Rua Nova da Trindade, 18 
Cantinho do Avillez - Rua Duques de Bragança, 7 - Lisboa
Cantinho do Avillez - Rua de Mouzinho da Silveira, 166 - Porto




Atenção: os restaurantes em Portugal geralmente abrem às 12h e fecham às 15h e depois reabrem para o jantar às 19h e fecham meia-noite. Fique atento a isso para não passar raiva depois ;) 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há caracóis - e são perfeitos com uma Imperial

Caminhada à beira mar e almoço com vista em cenário paradisíaco

Vista Alegre: dois séculos de requinte à mesa