Caminhada à beira mar e almoço com vista em cenário paradisíaco

 

A paisagem costeira portuguesa é deslumbrante. Por isso mesmo, um convite irresistível para quem gosta de estar na natureza - como eu. Se você também faz parte dessa turma, a dica é a caminhada da praia do Magoito até as Azenhas do Mar, na costa de Colares, região de Sintra. 

A caminhada é tranquila e extremamente agradável, sobre um paredão de pedra que liga uma praia a outra, com algumas inóspitas prainhas pelo caminho, com acesso por escadarias de madeira. O cenário, totalmente à beira mar, é de encher os olhos e nutrir a alma. O calor na medida convida ao banho de mar, possível ao longo do caminho. 

Depois dessa bela caminhada, a boa pedida é reservar uma mesa na área externa do restaurante Azenhas do Mar e se deleitar com a variedade de peixes e mariscos do cardápio - ou melhor, da Ementa (termo usado nos restaurantes lusitanos).  

A praia das Azenhas do Mar são famosas por este visual da foto (acima), de casas branquinhas cravadas na rocha. O restaurante é o mais estrategicamente posicionado (mesmo ali no mar), mas não é único da região. Há também opções veganas por ali. E, com o verão se aproximando, e o bom tempo já instalado, surgem novos bares com esplanadas e música para quem chega para apreciar o por do sol (#sunset).

Como chegar:

Há duas maneiras de explorar a região. De carro, sempre, claro, e também à pé. Neste caso, se o passeio foi este - da praia do Magoito às Azenhas do Mar - o melhor é ir de ônibus (ou melhor, AUTOCARRO, como se diz ônibus por aqui). Assim você não terá de voltar ao ponto em que estacionou o carro. 

Para ir de ônibus, a opção para a praia do Magoito é o 417, que parte da estação de comboio de Portela Sintra. Dali também sai o 441, que vai direto para a praia das Azenhas. Mas se a ideia for almoçar/jantar no final do passeio, o melhor é começar a caminhada da praia do Magoito. 

Restaurante Azenhas do Mar: 

Reservas: (+351 219 280 739)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há caracóis - e são perfeitos com uma Imperial

Vista Alegre: dois séculos de requinte à mesa